quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Por que às vezes seu corpo tem um espasmo violento quando está quase pegando no sono?

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar.

O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Mioclonia é um termo que se refere a contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Por conta disso, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”.

Geralmente, ocorre em estágios mais leves do sono, muitas vezes no momento em que estamos adormecendo, já entrando no estágio REM ou começando a ingressar em um sono mais profundo.
Ainda que não seja considerada uma doença, é um sintoma e pode ser considerado um distúrbio no sistema nervoso. Algumas pessoas o descrevem como uma sensação nítida de que se estar caindo, ou perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados, enquanto outros o descrevem como um “choque elétrico” percorrendo o corpo. De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo).
Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos, assim, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.

Outra teoria envolvendo confusão cerebral e relaxamento dita que, quando o corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.

Por fim, ainda outra teoria sugere que o corpo reage ao adormecer da maneira como uma pessoa pode se contrair quando morre; nesse caso, o espasmo seria um reflexo usado para manter o corpo “vivo e funcionando”.

Estudos indicam que os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico, porque o cérebro é mais facilmente confundido nessas condições. Privação do sono e estresse também podem ser fatores contribuintes.

Por isso, é mais fácil ter um espasmo quando não se tem dormido bem ou se está tentando não cair no sono.

A cafeína também pode ser um fator, porque torna mais difícil para uma pessoa relaxar. Algumas pessoas também relatam que o consumo de álcool torna os puxões mais frequentes.

De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real.[WiseGeek, FaçaFisioterapia, OQueÉIsso?, OutraMedicina]

29 comentários:

  1. mil desculpas para apenas uma coisa: o momento em que o espírito se desprende do corpo físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como pode ser fato, se é de uma coisa não comprovada

      Excluir
    2. Sempre tem um retardado mental pra falar de coisas sobrenaturais -.-

      Excluir
    3. O pior é quando o espirito fica um tempo desprendido do corpo,é quando você consegue ter um "Contato com o plano espiritual",no meu caso,foi com um demonio :/

      Excluir
    4. E sempre tem um boboca pra criticar quem fala de ''coisas sobrenaturais'' como ele se referiu.. não acredita ignora o comentário boboca.

      Excluir
    5. Nossa, boboca. Eu não deixava hahaha

      Excluir
    6. Se fosse o espírito se desprendendo do corpo, seria 100% das pessoas e não 70%!

      Excluir
    7. q besteira, espirito desprende do corpo, auhsuahsuhasuhasuhuash fazia tenpo que nao ouvia uma piada assim

      Excluir
    8. Ocorre comigo quando tiro um cochilo em sala de aula. Acho que não deve ser o espírito se desprendendo do corpo.

      Excluir
    9. AEHUEAUAHEAUAEHUEAUEAHHAEHUHUHAHAUH só na internet pra encontrar umas pérolas dessas...

      Excluir
    10. E o povo pensando que ainda tá na idade média em que doenças são demônios agindo, espasmo é o espírito saindo e voltando do corpo. Entrem para sua capsula do tempo e voltem para suas épocas, por favor.

      Excluir
  2. Exatamente! Afff tão falando que é problema físico agora? Então toda a humanidade é problemática!!rsrs
    Simplesmente é o corpo astral saindo do corpo físico, ora bolas, tem tantos experimentos que comprovam isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz mas... pq simplesmente não controlar o "corpo astral"? afinal ele é seu corpo tbm e ele que lhe permite as habilidades que possuímos.

      Excluir
    2. quem disse que não pode ser controlado? =p

      Excluir
    3. Aprenda a controla-lo tbm Jean ;) , e não ira precisar duvidar de ninguém :p

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu acho que o espirito já estaria voltando ao corpo, quando tropeçou no caminho e caiu certeiramente no corpo, ocasionando assim esse susto/impacto

    ResponderExcluir
  5. Ja tive muito isso ae , geralmente acontecia em sonhos que eu estava caindo e antes de chegar no chão
    acordava com esses espamos , porem nunca mas tive não sei se era por que eu era sonambulo na epoca mas e uma sensação mt ruim =X

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho isso direto,num sei porque....mais quase todo dia..... quando ñ é a sensação de estar caindo é a sensação de estar levando um choque.......credo é muito estranho

    ResponderExcluir
  7. que viajem essa galera falando de astral kkk morri

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite! Me chamo Giuliano tenho 35 anos assim que vi esse comentário no facebook, logo fiquei curioso, pois tenho as vezes esses esparmo. É muito estranho assim que estou pegando no sono meu corpo da um tranco que parece que estou caindo, isso acontece de vez em quando, mas da cada susto!
    Agradeço por divulga essa matéria, e obrigado por esclarecer...
    Att.: Giuliano Bueno.

    ResponderExcluir
  9. ou seja no final dessa discussão depois de toda roupa suja lavada, alguém que não acredita em coisas de astral ou espiritual fala:
    Se existe espíritos porque eles não se apresentam e provam para todos que eles exitem, include para os homens da ciência.

    O espirituoso fala:
    porque a humanidade não está preparada e esse não é o foco destes seres superiores.

    Ou seja, mesmo argumento usado pelos UFO maniacos, religiosos de todos os credos e caras que acreditam em teorias da conspiração. Nunca irão prova nada. Porque é melhor acreditar em fantasias do que acreditar na razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A humanidade saiu da idade média, mas a idade média ainda não saiu da humanidade.

      Excluir
  10. mano, só tem cabaço metido a cientista aqui! Tudo que é dito como fato e comprovado sobre viagem astral é a maior baboseira porra! As pessoas tem que começar a entender que o cérebro é muito mas complexo do que se imagina e interpreta uma quantidade imensa de reações químicas a todo o tempo.Pode, portanto, ocorrer a má interpretação de fatos pela nossa mente.

    ResponderExcluir
  11. Então está explicados os espasmos que tenho quando estou caindo no sono nas aulas da faculdade. É pq minha mente está ativa e tentando não dormir. Como faço engenharia e quase não durmo, o efeito é potencializado,

    Tenho isso umas 2 vezes POR AULA.

    ResponderExcluir